Ex-primeiro ministro da Espanha faz conferência na EACH

Postado em 04 de agosto de 2016

Na última terça-feira, o ex-primeiro ministro da Espanha, Felipe González Márquez, realizou uma conferência sobre o tema “Qualidade de Governo” na  Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). O evento ocorreu no Auditório Azul da Escola e contou com a presença de alunos, professores, funcionários e convidados.

González comandou a sociedade espanhola entre 1982 e 1996 e também foi líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de 1974 a 1997. Atualmente, ele é titular da Cátedra José Bonifácio, iniciativa do Centro Ibero-Americano (CIBA), núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. Ele tomou posse da cátedra em novembro de 2015, assumindo o lugar antes ocupado pela escritora Nélida Piñon.

González se reuniu com diretora e professores antes do evento

Integrando as atividades da cátedra, a conferência ministrada pelo político abordou, entre outros assuntos, a globalização, a transparência de governos por meia da comunicação, a importância das redes sociais, crise política, saída do Reino Unido da União Europeia e a necessidade de melhorias nas políticas públicas.

Ele também falou por mais de uma hora sobre a realidade da crise mundial que vivemos, na qual há destaque para o fundamentalismo que vem atacando a Europa e os Estados Unidos, como por exemplo o grande destaque que o discurso conservador de Donald Trump ganha nos dias atuais. González destacou que a qualidade de um governo deve ser medida pela qualidade de vida das populações governadas, e o quanto que a distribuição de bem-estar deve ser o centro da atividade econômica dos governos.

A mesa de abertura foi formada pela diretora da EACH, professora Maria Cristina Motta de Toledo; professor José Renato de Campos Araújo, do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP); professor Alessandro Soares, coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas; Pedro Dallari, do IRI; e Gerson Damiani, do CIBA. A conferência ainda contou com a presença do presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza.

O evento foi também a aula magna do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH no segundo semestre de 2016. A organização dessa atividade foi feita pelo Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) em parceria com o IRI e o CIBA.